terça-feira, 24 de agosto de 2010

A Internet é um lugar de autoria ou de plágio?

O plágio é o acto de assinar ou apresentar uma obra intelectual de qualquer natureza (texto, música, obra pictórica, fotografia, obra audiovisual, etc), contendo partes de uma obra que pertença a outra pessoa sem colocar os créditos para o autor original. No acto de plágio, o plagiador apropria-se indevidamente da obra intelectual de outra pessoa, assumindo a autoria da mesma. “Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre”.


Temos uma visão que o plágio só aconteceu pelo advento da Internet, porém apenas se tornou mais fácil, utilizando apenas as opções copiar e colar. O plágio já existia antes da Internet, quando se utilizava as Enciclopédias, livros, revistas, jornais entre outros e não destacamos a quem pertence de fato o texto. O Xerox no meu ver também é uma forma de plágio, quando fazemos xerox de livros, estamos eliminando o direito autoral do escritor. Tudo que é criação é passivel de ser copiada, não deveria, mas pode. Então a Internet apenas facilitou esse processo. Essa pergunta tem entre linhas uma questão de moral, de caráter e da total falta da ética. Sabemos que não se trata apenas de educação. A educação de um ser humano vai até certo ponto, pois o meio social e suas próprias conveniências podem moldá-lo. O país que vivemos, cheios de exemplos da falta de moral, políticos corruptos, roubos permitidos, obras superfaturas, não são vamos dizer bons exemplos mesmo para quem vivem em uma família com princípios. É o que podemos dizer SER ou TER? com ou sem o esforço e dedicação?

A Internet é utilizada também como um espaço de autoria e co-autoria quando se utiliza a ferramenta Wiki, respeitando autoria e dando a sua cooperação. É nesta visão que devemos trabalhar com nossos alunos, que a Internet é rica sim em inúmeras obras intelectuais inéditas e muitas já com outra abrangência pela própria evolução. Que devem ser pesquisadas, analisadas e respeitar sempre que as fez na sua forma original. Ser original é difícil? Sim mas se muitos são também podemos ser. Despertar no aluno o processo de autoria, da leitura, e critica. São as bases para uma melhor compreensão no processo do seu conhecimento no ensino-aprendizagem de uma forma ética e moral.

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